Tribos

  |   Uncategorized   |   No comment

As Filipinas são um país culturalmente diversificado, com cerca de 14 a 17 milhões de Povos Indígenas (PIs) pertencentes a 110 grupos etno-linguísticos. Eles estão concentrados principalmente em Northern Luzon (Região Administrativa de Cordillera, 33%) e Mindanao (61%), com alguns grupos na área de Visayas.

 

Muitas das tribos ainda vivem em suas terras ancestrais e praticam tradições, enquanto a maioria dos filipinos modernos mantém apenas os valores como hospitalidade, amor pela família e por Deus. Aqui estão algumas das tribos indígenas que mantiveram a cultura dos filipinos.

 

 

Badjao – A tribo de Badjao reside nas ilhas de Sulu, uma das ilhas de Mindanao. Eles são pessoas do mar. Eles são conhecidos por suas velas coloridas e artísticas. A maioria dos Badjaos pratica o Islã, enquanto alguns deles têm crenças animalescas. Eles ainda acreditam em um médium, uma pessoa mediando entre eles e os deuses.

 

Igorots – Os Igorots são compostos por muitas tribos que residem nas cordilheiras de Cordillera. Eles são conhecidos por serem cultivadores de arroz. De fato, os Ifugaos, uma variedade da tribo Igorot, construíram os Banaue Rice Terraces, uma das mais famosas atrações históricas e arquitetônicas.

 

Ilongot – Esta tribo reside nas montanhas do leste de Luzon chamado Sierra Madre. Muitos antropólogos e historiadores acham que a sociedade Ilongot é interessante. Há igualdade entre homens e mulheres, e ambos os pais geralmente assumem papéis maternais.

 

Lumad – Lumad é um termo usado para se referir às tribos que compõem as partes orientais de Mindanao. Eles são conhecidos pela música tribal que faz uso de instrumentos únicos que eles construíram.

 

Mangyan – Os Mangyans de Mindoro são uma das tribos mais populares nas Filipinas. Entre todas as tribos existentes nas Filipinas, eles têm a maior população. Eles praticam visões religiosas caçadoras e animalescas antigas, embora cerca de 10% tenham se convertido ao cristianismo.

 

Tribos Palawan – A região de Palawan é o lar de várias tribos. Palawan é uma das regiões das Filipinas que não abraçou completamente o urbanismo, tornando-o perfeito como residência para muitos dos povos indígenas. A maioria das tribos Palawan vive de pesca e caça.

 

Tumadok – A tribo Tumadok é provavelmente uma das poucas tribos existentes na região de Visayas. Eles geralmente residem na Ilha Panay. Eles mantiveram suas tradições estritamente até agora, provavelmente por causa de sua localização geográfica. Eles são separados dos outros moradores com uma série de cadeias de montanhas. Ayta – Os Aytas / Aetas são um dos primeiros habitantes conhecidos das Filipinas que agora vivem em áreas montanhosas espalhadas pelo país. Eles são mais morenos e sua pele com característica marrom escura. Eles são nômades, mas são muito hábeis em tecer e trançar, e as mulheres Aeta são consideradas especialistas em medicina herbal.

 

Ayta – Os Aytas / Aetas são um dos primeiros habitantes conhecidos das Filipinas que agora vivem em áreas montanhosas espalhadas pelo país. Eles foram chamados pelos colonizadores espanhóis como os “Negritos” por causa de sua pele escura a marrom escura. Eles são nômades, mas são muito hábeis em tecer e trançar, e as mulheres Aeta são consideradas especialistas em medicina herbal.

 

É maravilhoso ver que ainda existem muitas dessas tribos existentes nas Filipinas. Enquanto eles crescem cada vez menos em número porque alguns membros da tribo escolhem abraçar a modernidade, muitas dessas tribos se esforçam para manter suas tradições culturais vivas.

 

 

No Comments

Post A Comment