Festivais

  |   Uncategorized   |   No comment

As Filipinas são um conjunto de ilhas felizes que celebram quase tudo de maneira extravagante. As celebrações nos festivais são fantásticas nas Filipinas e os festivais são mais do que simples celebrações – fantasias, desfiles, música, comida e procissões retratam tradições históricas, influências mexicanas e espanholas são muito bem apresentadas nas celebrações.

Os filipinos experimentam grande prazer e exuberância em celebrar os festivais que retratam sua cultura, temporada ou inúmeros eventos que são motivos de alegria e diversão. Existem inúmeros festivais, quase um para cada província, celebrados com grande pompa e show, com duração entre um dia e um mês inteiro.

 

Festivais filipinos são grandes celebrações culturais que atraem turistas locais e estrangeiros devido à sua natureza colorida e festiva.

 

 

Festa do Nazareno Negro

9 de Janeiro | Manila

 

Começando no início do ano, o primeiro festival famoso é a Procissão Nazarena Negra de Quiapo, Manila.

Milhões de devotos participam da celebração, unindo-se à maior procissão do país, geralmente chamada de “translação” ou transferência do Nazareno Negro de Intramuros para a igreja de Quiapo.

 

Os devotos se alinham na arquibancada para a oportunidade de beijar ou tocar a cruz ou o pé do Nazareno Negro. Muitas vezes eles limpam a cruz ou o pé com um pano e esfregam a si mesmos ou dão aos parentes incapazes de visitar o Nazareno. O toque do pano é dito para trazer cura física. A maioria dos católicos filipinos considera a estátua do Nazareno milagrosa, capaz de curar doenças, conceder petições e ajudar os necessitados.

 

Poucas celebrações religiosas em qualquer lugar do mundo podem coincidir com esta festa em termos do número e fervor dos devotos que cercam a procissão.

 

 

Festival Ati-Atihan
3a semana de Janeiro| Kalibo, Aklan (perto de Boracay)

 

Uma das mais antigas celebrações religiosas do país, Ati-Atihan é onde as pessoas vão às ruas desfilando seus trajes e armas tradicionais e pintando seus corpos de preto. Os participantes marcham e dançam na cidade, acompanhados de batidas fortes. Este festival definitivamente vai fazer você dançar o seu coração enquanto desfruta de uma verdadeira atmosfera filipina.

 

Os turistas que se reunem em Kalibo para as festividades são livres para cobrir-se de fuligem preta e dançar nas ruas com as batidas da bateria. Conhecido como “O Carnaval Filipino”, é uma experiência verdadeiramente imperdível.

 

 

 

Festival Sinulog
3a semana de Janeiro| Cidade de Cebu

 

Cebu City também tem sua própria versão do festival em homenagem ao Sto. Niño, o Menino Jesus. Se você se encontrar no Festival Sinulog, “Pit Señor!” É uma frase que você ouvirá muito. Significa “Panangpit sa Señor”, uma frase de Cebuano que significa pleitear ao Senhor Santo Niño.

 

Sinulog Festival é comemorado anualmente para fins culturais e religiosos. Este evento é comemorado em outras partes do país onde o governo local organiza o festival. O evento consistirá de uma festa de rua, dança e apresentação de locais em trajes tradicionais. O católico Santo Niño é o centro dessa celebração, mas o ritual de dança Sinulog também comemora o passado pagão dos filipinos, junto com a aceitação do cristianismo.

 

O Festival é um dos festivais mais frequentados nas Filipinas, atraindo milhões de moradores e turistas de todo o mundo.

 

 

Festival Dinagyang
4a semana de Janeiro| Cidade de Iloilo

 

Uma vez por ano, Iloilo City se transforma em uma grande festa de rua – ruas fechadas, bandas em todos os cantos, comida e bebidas transbordando, e caixas de som altas. Para completar, tribos representando diferentes barangays (aldeias) e escolas secundárias se apresentam em um concurso de dança de rua muito competitivo.

A celebração é também em homenagem ao menino Jesus (Sto. Niño).

 

 

Festival Panagbenga
Fevereiro | Baguio City, norte das Filipinas

 

A palavra “Panagbenga” vem do Kankanaey (termo “povo de Kankanaey é um povo indígena do norte das Filipinas”) que significa “estação de floração”. Com os inúmeros desfiles de carros alegóricos florais e crianças vestidas de flora e fauna.

 

Agora que é um grande evento que atrai milhares de turistas todos os anos, é importante planejar com antecedência (fazer reservas antecipadas em restaurantes, trazer um mapa etc.) se você estiver participando desse festival filipino.

 

 

Festival Moriones
Semana Santa | Marinduque

 

Esta celebração de uma semana de duração da vida de São Longino é o que faz Marinduque um dos principais destinos durante a Semana Santa nas Filipinas. Morion é o capacete usado pelos centuriões, enquanto Moriones se refere aos penitentes fantasiados que reencenam a busca por St. Longinus, caçados por seus colegas centuriões por se converterem ao cristianismo.

 

Durante o festival você verá Marinduqueños vestidos de centuriões (Moriones) procurando por Longinus. Uma pessoa age como Longinus, escondendo-se deles enquanto as pessoas da cidade brincam e permitem que ele se esconda em suas casas.

Via Crucis ou a reencenação da paixão de Cristo também acontece durante este festival filipino.

 

 

Festival Pahiyas
15 de maio | Lucban, Quezon – Filipinas Central

 

Um dos mais coloridos festivais de colheita das Filipinas, em 15 de maio, marca a época do ano em que as pessoas em Lucban decoram suas casas com produtos de cores diferentes de maneira quase competitiva.

 

Não é incomum ver nabo, berinjela, feijão alado e todos os outros vegetais e frutas pendurados no exterior de suas casas. Você pode trazer uma cesta e escolher o produto das paredes gratuitamente.

 

 

Festival Pintados

29 de junho | Tacloban, Leyte

 

Se você gosta de tatuagens e artes corporais, então pode virar a celebração anual do festival de Pintados em Tacloban, quando os moradores dançam pelas ruas com corpos pintados para simbolizar os bravos guerreiros do passado. Retratando a prática de idolatria dos nativos, juntamente com sua propensão para música e dança, o festival oferece um vislumbre de como os nativos viviam antes da chegada do espanhol.

 

O festival exibe a rica herança cultural, incorporando música e danças nativas, do povo de Leyte e Samar.

 

A celebração unificada do Festival de Pintados e do Festival Kasadyaan na cidade de Tacloban, baseada nas tradições de pintura corporal dos antigos guerreiros “pintados” tatuados. Dançarinos pintam seus corpos em padrões que se assemelham a armaduras para representar guerreiros passados. O festival, oficialmente chamado de Festival Leyte Pintados-Kasadyaan e também conhecido como o “Festival dos Festivais”, é realizado anualmente no dia 29 de junho, dia da Festa do Senhor Santo Niño de Leyte.

 

 

Festival Sirong

15 de agosto | Surigao del Sur

 

O Festival Sirong é outra celebração cultural e religiosa. Várias cidades afirmam que se originou em seus municípios em Surigao del Sur.

A maioria dessas cidades foi fundada durante a ocupação pré-espanhola e foram atacadas pelos moros.

O Festival Sirong apresenta uma dança de guerra entre os muçulmanos e os cristãos. Marca a cristianização dos primeiros Cantilangnons. Quem ganha a melhor dança do festival leva para casa um prêmio em dinheiro.

 

 

Festival Kadayawan
3a semana de Agosto| Cidade de Davao – Sul das Filipinas

 

Kadayawan vem da palavra de Dabawenyo “madayaw”, uma saudação amigável que significa boa ou bela. Provavelmente o maior festival em Mindanao, Kadayawan tem tudo que todos os outros festivais têm: dança de rua, concursos de beleza, fogos de artifício, carros alegóricos florais.

 

É uma celebração de Davao, assim como o resto da abundância de Mindanao; apresentando flores, frutas e outros produtos que abundam na segunda maior ilha do país.

 

Davao City é a maior cidade de Mindanao. Em termos de população, é a quarta maior cidade das Filipinas. Mas em termos de área de terra, é na verdade a maior cidade das Filipinas.

 

 

Festival MassKara
19 de outubro | Cidade de Bacolod

 

Máscaras coloridas, dança de rua, displays elétricos.

 

MassKara é uma combinação das palavras “massa” que significa “multidão” e “kara”, que significa “rosto”. Você verá participantes usando máscaras sorridentes, significando uma infinidade de rostos sorridentes, solidificando o título de Bacolod como a “Cidade dos Sorrisos”.

 

Durante o festival, os moradores locais são incentivados a esquecer a luta econômica provocada pela estação morta da colheita do açúcar. Eles também vêem o festival como seu caminho de escapismo e obscurantismo.

A colheita de açúcar é importante para o povo de Bacolod, uma vez que a Negros Occidental, onde Bacolod é encontrada, é conhecida como o Açucareiro das Filipinas.

 

No Comments

Post A Comment